Skip to content

Ensinar a voar…

Quase todos nós gostaríamos de saber como é voar… Ser livre, ver as coisas de cima, de outros ângulos. É essa vontade de voar que move muitos dos fotógrafos entusiastas que aos poucos vão ganhando este vício da fotografia e começam a sonhar mais e mais alto. Mas o que seria de um sonho se não houvessem obstáculos?

Como formadora já ouvi muitos desabafos, maioritariamente começam com a negação. Eu NÃO…

“Consigo fazer isto. Como é que ele com uma máquina mais pequena que a minha consegue melhores resultados?”

“Tenho muita dificuldade em conseguir registar fotograficamente o que vejo. Nunca fica igual!”

“Já tive várias vezes nesse local e nunca vi isso lá… Tem mesmo a certeza que essa foto é tirada lá?”

“Vou várias vezes ao mesmo local fazer A FOTO e nunca consigo… O que se passa?”

“Tenho muita dificuldade no controlo da luz… Eu vejo a luz, mas simplesmente não consigo trabalhá-la como quero!”

“Sempre que apresento uma fotografia às pessoas que acompanham os meus trabalhos noto que elas nunca lêem na imagem o que eu quis transmitir…”

Podia aqui aqui continuar, mas vou apenas dizer isto: Tudo é possível. Não importa o tamanho ou a marca da máquina. Quando passei para a fotografia digital a minha primeira máquina foi uma compacta de marca branca com a brilhante resolução de 2 megapixeis (na altura já eram muitos pixeis, acreditem!!!!)! Em fotografia mais do que ver, é sentir. E quando se começa a sentir a fotografia, as regras quebram-se dando lugar a interpretações próprias, a técnica é remetida para um segundo plano como adjuvante do primeiro, esse grande plano de  registar em imagem o que os nossos olhos vêem. E esse deve preceder qualquer outro.

Em 20.10.2012 lecionei um workshop one-to-one a um formando que quando me procurou manifestou algumas dificuldades em traduzir em imagens aquilo que via, fosse pelos enquadramentos, pelo domínio da técnica, pelo controlo da exposição… A verdade é que existia uma certa frustração nessa matéria.

Neste caso específico bem como em qualquer outro quando faço workshops deste género o único material que é utilizado é o do formando. É com ele que o formando tem de se desenvencilhar quando eu já não estiver por perto. E isso faz toda a diferença. Vamos a vários locais. Uns deles onde o formando já esteve e nos quais o mesmo nunca teve sucesso nas suas imagens. Outras vezes, dependendo da necessidade do mesmo, vamos a locais diferentes propícios a desafiar os problemas que me são colocados.

O programa de cada workshop one-to-one é feito SEMPRE em conjunto com o formando. É ele que me diz o que quer, onde tem mais dificuldade, o que gostaria de fazer e aprender.

Este workshop em concreto que vos relato teve a duração de uma tarde e acreditem que com toda a atenção focada num único participante os resultados são muito rápidos de alcançar. Como formadora é muito bom quando em 6 horas vemos numa pessoa a crescer, as imagens a aumentar de qualidade à medida que o tempo passa. Os desafios a serem superados. As dúvidas a desvanecerem-se. Trata-se essencialmente de “não lhes dar o peixe, mas ensiná-los a pescar”.

O resultado deste esforço é compensado com feedbacks como o que o José Paulo Simões deu. Deixo-vos aqui o seu comentário na primeira pessoa e com uma frase de Mao Tse Tung “Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta”.

Espero que a pena que lhe deixei na mochila (e que foi a forma que ele encontrou para me agradecer, fotografando-a) o relembre sempre que sair para fotografar que o primeiro passo está dado, e agora ele tem as suas próprias asas para voar. Que venham mais trabalhos, que lhe tragam o reconhecimento merecido.

One Comment Post a comment
  1. Grande foto!

    22/10/2014

Deixe o seu comentário...

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: